Todo mundo pode ter algum sintoma de ansiedade um dia
Tempo de leitura: 7 min.
Em tempos modernos a ansiedade se tornou tão comum quanto um resfriado, atingindo todas as faixas etárias e classes sociais.
Recentemente, enfrentamos uma crise sanitária global contra o Coronavírus (COVID-19), inicialmente a falta de informação sobre o vírus e as medidas de prevenção, ocasionaram mudanças nos hábitos de todos.
Por conta disso, a ansiedade começou a se manifestar em pessoas saudáveis ou se agravar em quem já sofria de algum tipo de transtorno.
Neste post vamos falar sobre a Ansiedade e apresentar algumas informações gerais.
Acompanhe até o final para entender melhor e saber se você pode estar com algum indício de ansiedade, como também, realizar algum tipo de tratamento.
Conteúdo:
O que é Ansiedade
Qual a diferença entre o transtorno de ansiedade e a ansiedade comum?
Ansiedade tem cura?
Causas comuns
Autotratamento
Quando procurar assistência médica
O que é bom para a ansiedade?
O que é Ansiedade?
A ansiedade é um termo geral para variados distúrbios que podem causar nervosismo, inquietação, medo, pânico, apreensão, preocupação, taquicardia, pressão alta, entre outros diversos sintomas.
A ansiedade é uma reação que todo indivíduo experimenta diante de algumas situações do dia a dia, como falar em público, expectativa para datas importantes, entrevistas de emprego, vésperas de provas, exames de saúde entre outras.
Contudo, algumas pessoas vivenciam esta reação de forma mais frequente e intensa, que pode ser considerada patológica e comprometer a saúde emocional.
Como saber quando a ansiedade normal ultrapassa os limites e pode ser considerada um transtorno?
Preocupação intensa, excessiva e persistente e medo de situações cotidianas. Podem ocorrer frequência cardíaca elevada, respiração rápida, sudorese e sensação de cansaço.
Qual a diferença entre o transtorno de ansiedade e a ansiedade comum?
A ansiedade é um sintoma comum nas pessoas em geral, por exemplo, ficar ansiosa por causa de uma prova ou exame final da escola ou faculdade, uma entrevista de emprego, ou também, quando vai conhecer alguém pessoalmente.
Mas, normalmente, esse sentimento passa logo em seguida do evento. Portanto, isso é considerado como uma ansiedade comum.
Já no transtorno de ansiedade, é quando “quase” tudo torna-se motivo de preocupação exagerada e contínua, ou seja, o sentimento nunca acaba depois de um evento. Tipo, ficar tenso sem razão aparente.
A pessoa não é capaz de relaxar, essas crises contínuas quando repetidas são sinais evidentes de algum transtorno de ansiedade.
Causas comuns
Como já falamos inicialmente, passamos por um período inusitado na história, e ansiedade pode ser normal, principalmente devido aos fatores atuais.
Mas se torna um indicador de doença subjacente somente quando os sentimentos se tornam excessivos, obsessivos e interferirem na vida cotidiana.
Ansiedade tem cura?
Com a medicina atual, não dá para dizer que tem cura. Mas sim, é possível aprender a lidar com a ansiedade em qualquer situação e desenvolver total autocontrole.
Sempre que diagnosticado, realizar terapia é imprescindível. Existem diferentes tipos de terapias, que devem estar de acordo com cada caso.
Ao longo das sessões de terapia, o paciente deve aprender como os transtornos agem e reconhecer os gatilhos para cada crise.
Adotar técnicas de relaxamento como a meditação, alongamento, atividades físicas, entre outras práticas saudáveis podem complementar o tratamento contra ansiedade.
Dependendo da gravidade do caso, há situações em que o uso de medicamentos controlados se fazem necessários. Sempre com orientação e receituário médico.
O primeiro passo é não ter vergonha de pedir ajuda. Pois, é possível conviver com a ansiedade numa boa e ter uma vida saudável.
Autotratamento
Assim como o autodiagnóstico, é possível realizar um autotratamento para ansiedade.
Um dos fundamentos principais é a prática de atividade física, com isso não só a ansiedade mas outros diversos sintomas negativos podem ser combatidos.
Manter uma dieta saudável sempre é um desafio para muitas pessoas, mas tenha disciplina e faça boas refeições.
Com tudo isso, o sono se tornará regular, pois geralmente a ansiedade causa insônia também.
Lembre-se de realizar exercícios de relaxamento, como a mediação ou alongamentos, mesmo em conjuntos de outras práticas de atividades físicas.
Procure participar de um grupo de apoio, realizar reuniões coletivas com outras pessoas que sofrem dos mesmos sintomas, também pode ajudar.
Para um tratamento excelente é recomendável evitar a cafeína, nicotina, álcool, entre outras drogas estimulantes. Sabemos que é difícil ficar sem aquele cafézinho, mas ao menos diminua o consumo.
Quando procurar assistência médica
Consultar um médico para obter um diagnóstico e também antes de realizar algum tratamento, sempre é a melhor opção.
Porém, se tratando de ansiedade, consulte um médico imediatamente nos seguintes casos:
Pensamentos suicidas e ou assassinos
Incapacidade de trabalhar ou realizar atividades do dia a dia
Afastamento social
Abuso de drogas como o álcool e substâncias psicoativas lícitas e ou ilícitas
Sensação de tristeza, desânimo, apatia
A ansiedade, em alguns casos, pode ser confundida com a depressão, que é outra doença e que precisa de tratamentos diferentes.
Portanto, a consulta com um médico deve ser considerada em qualquer situação.
O que é bom para a ansiedade?
Para finalizar nosso post, separamos uma dica especial para você. Afinal, o que é bom para a ansiedade?
A combinação de boas práticas saudáveis e pensamentos positivos, irão diminuir as reações do corpo contra a ansiedade. Mas também, a utilização de complementos vitamínicos naturais auxiliam no tratamento.
Você pode ingerir diariamente as cápsulas do Suplemento Vitamínico que agrupa vitaminas do Complexo B, vitaminas lipossolúveis e hidrossolúveis, indispensáveis à obtenção de energia e bom funcionamento orgânico.
O Suplemento Vitamínico, reúne as propriedades para diminuição da ansiedade, insônia, instabilidade humor, aumento da massa muscular, diminuição da queda dos cabelos, fortalecimento de unhas, prevenção de gripes e resfriados, prevenção de anemia nutricional, entre outros benefícios para sua saúde.
Acesse o link aqui, para saber mais sobre o Suplemento Vitamínico, este importante auxiliador para o seu bem-estar.
Salve a página do nosso blog nos favoritos do seu navegador para não perder nenhuma novidade por aqui. Siga também nosso perfil no Instagram e compartilhe com seus amigos nossas dicas.
Faça sua receita na Dermaco, onde sempre é mais barato!
✅ Contatos:
☎ (53) 984.260.150
Site: www.dermaco.com.br
✅ Endereços em Rio Grande - RS:
- 24 de Maio, 280, Centro
- General Neto, 75, Centro
- Avenida Rio Grande, 35, Cassino
LEIA MAIS
Postado em 31/05/2022